o poder do lider
O poder da liderança no adoecimento da equipe
18 de novembro de 2016
Exibir tudo

Seu trabalho é um fardo?

boring

                A cada dia que passa ouvimos mais e mais que as pessoas estão desenvolvendo problemas de saúde relacionados ao trabalho. Grande parte desses problemas surgem porque as pessoas estão se esquecendo de sentir prazer nas atividades que desempenham.

Os profissionais estão cada vez mais doentes física e mentalmente por conta de rotinas produtivas que se tornam cansativas, muitas cobranças, pressão para produzir e exigências exageradas no cumprimento de prazos impossíveis de serem realizados.

O cenário descrito acima tornou-se a realidade de muitos trabalhadores, fazendo estas pessoas perderem de vista a alegria, o prazer em executar suas tarefas diárias.

O trabalho tornou-se apenas significado de estabilidade financeira e o profissional não consegue mais dosar o tempo destinado ao trabalho e ao lazer. O resultado de toda esta maratona é a busca desenfreada por tratamentos para a ansiedade e a depressão e esta falta de equilíbrio traduz-se em consultórios de psiquiatria e psicologia lotados de pessoas clamando por ajuda.

Para muitas pessoas, o trabalho é encarado como um fardo e só de saber que precisa acordar cedo, parece uma tortura. Enquanto você continuar exergando seu trabalho como um problema, naturamente ele irá trazer e causar muitos desprazeres.

Entende-se que, com a crise econômica do nosso país, há um número crescente de profissionais  desenvolvendo transtornos relacionados ao excesso de atividades no trabalho. Isso é reflexo das pessoas que sentem medo em perder seus trabalhos e também das empresas que “enxugam” seus quadros de funcionários e continuam com a mesma demanda de cobrança por performance.

Os profissionais tornaram-se generalistas para responder a demanda do mercado, porém acabam acumulando muitas funções e ficando sobrecarregados, por isso, os transtornos relacionados ao trabalho podem atingir pessoas de qualquer categoria, do cargo mais operacional, ao gerencial e estratégico.

O ideal é sempre procurar a ajuda de um médico psiquiatra ou um psicólogo. Enquanto isso, procure praticar yoga, meditação ou qualquer esporte que você se identifique mais. Mantenha o equilibrio entre seu tempo de trabalho e o lazer, desta forma você já conseguirá sentir um grande alívio.

 

Já se sentiu desta maneira alguma vez? O que você fez para superar? Compartilhe aqui embaixo conosco. Sua história pode inspirar outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *